Pular para o conteúdo principal

Será honrado!


Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Prov. 13:18.

As duas palavras chaves no texto de hoje são “instrução” e “repreensão”. Não existe instrução sem repreensão. Evidentemente, Salomão está se referindo à instrução e à repreensão que vêm de Deus.

Nós, seres humanos, estamos dispostos a aprender de outros seres humanos. Gastamos anos estudando até conseguir um título universitário, um mestrado ou um doutorado. Compramos livros, lemos, participamos de seminários e palestras. Estamos sempre atualizando o conhecimento. Acreditamos que estudar é crescer, mas com freqüência não prestamos atenção às instruções divinas, que são o fundamento do verdadeiro conhecimento.

Salomão afirma que “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução”. Quanto valor tem para você os conselhos dados por Deus, na Bíblia, há muitos séculos? São antiquados? Ultrapassados? Foram bons para aqueles tempos, mas não têm lugar em nossos dias? Quantas vezes você leu a Bíblia para afirmar isso?

O “Código da Vinci” foi durante vários meses best-seller em muitos países. Multidões liam o livro e discutiam o assunto nas rodas de amigos. Dava-se a impressão de que tinha acontecido o maior descobrimento do século. Questionou-se a pureza do evangelho e a veracidade do relato bíblico. Mas quantas dessas pessoas, fascinadas e intrigadas com a leitura do mencionado livro, leram com o mesmo interesse a Bíblia?

Este é um retrato do ser humano do nosso século. Quanto de sua instrução está fundamentado nas palavras que permanecem para sempre?

Faça de hoje um dia de aprendizagem. Não limite o seu crescimento a conceitos e valores terrenos. Saia da esfera humana e procure valores espirituais. Viva os princípios e conselhos divinos. Existe uma recompensa para os que tomam essa atitude. “Serão honrados”, afirma o provérbio. Nos tempos bíblicos, a pessoa era honrada, recebendo poder e riqueza.

Peça a Deus sabedoria para viver desse jeito, porque “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado”.




por Alejandro Bullón

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: Quem é Jesus Cristo?

Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva. Para o morto, é a vida. Para o enfermo, é a cura. Para o prisioneiro, é a liberdade. Para o solitário, é o companheiro. Para o viajante, é o caminho. Para o sábio, é a sabedoria. Para a medicina, é o médico dos médicos. Para o réu, é o advogado. Para o advogado, é o Juiz. Para o Juiz, é a justiça. Para o cansado, é o alívio. Para o pedreiro, é a pedra principal. Para o jardineiro, é a rosa de Sharon. Para o triste, é a alegria. Para o leitor, é a palavra. Para o pobre, é o tesouro. Para o devedor, é o perdão. Para mim Ele é TUDO!!!

Famílias reconstituídas: Qual é o papel de padrasto e madrasta?

por Ceres Araujo Padrasto e madrasta    - "Com frequência, eles terão mais objetividade que os pais para entenderem o que está ocorrendo com a criança ou com o jovem, porém, não cabe a eles a intervenção direta. Se a criança ou o jovem tem pai e mãe, cabe sempre a eles a atitude educativa direta. A intervenção de padrasto ou madrasta precisa ser indireta, via o cônjuge" Os contos de fada são terríveis em relação aos padrastos e madrastas. Interpretados literalmente falam da perda dos pais e sua substituição por pessoas, em geral, más. Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada à má, como muitos, errônea e preconceituosamente consideram.   Simbolicamente, porém, outra interpretação merece ser dada: padrastos e madrastas podem representar um polo oposto e importante das relações pais-filhos. A criança precisa de amor, carinho, aconchego, proteção, esse é um polo, mas precisa também do estímulo para o cresciment...

Posições sexuais – Saia da monotonia sem cometer pecado.

Deus sempre aprovou o prazer no sexo, porém “religiosos” o matam. Se você tomasse o tempo de ler o Livro de Cantares de Salomão, você ficaria  encantado de ver como Deus nos mostra a inspiração e o prazer sexual dentro do  casamento. Como o amado e a amada se celebram sexualmente e sem limites  quanto a exploração benéfica de seus corpos, toques e apegos e lugares,  proporcionando-lhes o prazer de um sexo sem deturpação e imundícia,  mas permitindo tudo o quanto estiverem em acordo mútuo. SEXO É FORMA DEIXADA POR DEUS PARA EXPRESSAR O MAIS  ALTO GRAU DE INTIMIDADE DENTRO DO AMO; PURO,  SAUDÁVEL, FIEL E, PORTANTO PRAZEROSO, COMO  RESULTADO DE ALGO QUE É BOM E APROVADO POR DEUS. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais(relações sexuais)  para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo (o conjuge tem o  direito de se d...