Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nao tem lugar em cima do muro!




 
 Meditando a Palavra   P. Günter Adolf Wolff
 
Marcos 12.41-44
Quando a gente ouve este texto a gente nota que a proposta de Reino de Deus que Jesus proclama não é de meio termo: do quem sabe, do talvez, do vamos ver se dá. A fé em Jesus Cristo leva tudo ao extremo, é radical. Isto, na verdade, nos incomoda muito, porque a gente sempre quer dar um jeitinho, ajeita aqui, ajeita ali e vai de qualquer jeito. Pois, o Reino de Deus não vai de qualquer jeito. Ele questiona profundamente a nossa prática de fé e questiona a nossa sociedade toda que está construída em cima da opressão de classe e da injustiça.
O Reino de Deus quer mudar radicalmente a pessoa e toda a sociedade na qual vivemos, aí não tem o tal jeitinho. Ou você aposta tudo na proposta do Reino ou você está fora; nesta questão não dá para ser morno como diz no livro de Apocalipse 3.16: “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou pronto de vomitar-te da minha boca”. Ou você aposta tudo na proposta do Reino ou você está fora dele. Não dá para estar com um pé no Reino de Deus e com outro no reino deste mundo, o capitalismo.
Por aí vemos os chamados cristãos que querem participar da salvação dada por Cristo, mas também querem viver segundo o sistema capitalista que se apóia na exploração de outras pessoas para que se possa ficar rico. Ninguém fica rico apenas com o seu próprio trabalho. Só se fica rico explorando o trabalho de outras pessoas. Ou você está no projeto do Reino de Deus ou você está no projeto capitalista, e, portanto, fora do Reino de Deus. Não dá para jogar em dois times ao mesmo tempo. É duro de ouvir isto. Esta radicalidade de Jesus sempre nos incomoda muito e nos deixa com muita raiva e nos deixa frustrados.
Neste relato da oferta da viúva pobre que deu tudo o que tinha, novamente aparece a fé que aposta tudo no Reino de Deus, que aposta tudo na graça de Deus. Deus vai prover. Ou você confia e aposta tudo em Deus ou você está fora. Para Jesus não conta a quantidade, mas para ele conta se estou disposto a dar tudo o que eu tenho para o Reino. E a coisa mais preciosa que eu tenho é a minha vida. Estou disposto a arriscá-la? O texto termina dizendo: “Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava, ela, porém da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.
A gente não é às vezes assim? Se sobrar algum tempo, se eu estiver disposto e com vontade e se não for inconveniente eu vou dedicar algum tempo para o projeto do Reino de Deus. Para o Reino a gente dedica o tempo que sobra, conforme a vontade ou conveniência que se tem no momento. Além do mais, somos contra o radicalismo. Só que Deus é radical. Ele se fez pessoa em Jesus e morreu apostando tudo em nosso favor.
O que é mais radical do que alguém morrer por alguém que nem o merece? Jesus não morreu de mentirinha, de faz de conta. Ele morreu mesmo na cruz pelos nossos pecados. Deus é radical e por isso não admite outros deuses ao seu lado. Ou adoramos à ele e nos dedicamos ao seu projeto de vida ou estamos fora do seu Reino. Não tem essa do quem sabe, do talvez, do vamos ver. Ou é ou não é. Ou está ou não está. Se não apostamos tudo no Reino de Deus então é porque não confiamos plenamente no amor e na graça de Deus.
Como é que você se posiciona frente a isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário