Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A cura do capitão!


“Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado” – Provérbios 21:4.
por Vilson Ferro Martins – 
www.vozdotrono.com.br

O capitão Naamã jamais poderia ser curado por Deus, enquanto não se humilhasse! Essa é uma ilustração de que todos – independente de nossa posição social, status, riqueza e cultura precisamos nos submeter ao Caminho da Salvação gratuitamente e unicamente oferecido por Deus.

A Bíblia diz em 2 Reis 5:1 que: “E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso”.

Naamã era um bem sucedido capitão, e como bem sabemos o orgulho investe pesado em pessoas que detém poder. Com Naamã não era diferente! Quando o profeta Eliseu nem ao menos saiu para recebê-lo, ele (Naamã) ficou indignado e com o orgulho ferido. Entretanto, o profeta deu as instruções através de um mensageiro que poderia livrá-lo de uma vez para sempre da lepra: – “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado” – (2 Reis 5:10). Talvez Naamã tenha pensado ou até dito: -Onde já se viu um desconhecido profeta não sair para receber o General da Síria! Aquilo era muito para seu orgulho!

Mas, era exatamente ali que Deus queria tratá-lo como habilidoso artífice que da pedra bruta tira algo nobre.

Quantos que não recebem as grandezas do Reino por manterem-se firmados em seu orgulho. São desafiados por sua posição, status, cultura, dinheiro... que possuem! Enquanto Deus disponibiliza uma fonte de água pura e viva onde basta estender as mãos e se dessedentar, os tais preferem uma garrafinha de água mineral importada servida em taça de cristal. Ainda que jamais saibam de fato a origem da mesma. Não foi exatamente isso que Naamã questionou? Ele disse: “Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação” – (2 Reis 5:12).

Os olhos são enganosos. Onde nos parece água limpa e melhores aos nossos olhos, o Altíssimo sabe que lá não será encontrado cura!

Naamã precisava ser curado do orgulho, antes de ser curado da lepra!

Só existe uma maneira de curar o orgulho – é nos submeter por completo ao Caminho da Salvação oferecido gratuitamente por Deus. Sem submetermos por completo a Ele, apenas transferimos o foco do orgulho. Se antes o orgulho era por causa do título, da farda, da toga, da estola... agora passa ser orgulho pela prática de boas obras, obras sociais, reconhecimento, fama, etc.

Entretanto, quando existe submissão completa ao Senhor e a Sua Palavra aprende-se a viver o “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12:30). Isso implode o orgulho!

Aprende-se a buscar a Deus em primeiro lugar e esperar que as demais coisas sejam por Ele acrescentadas. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” – (Mateus 6:33). Aprende-se que o maior deve servir o menor: “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou” – (João 13:16) e que a consideração ao outro deve ser superior a nós mesmos: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” – (Filipenses 2:3).

Ainda que a nossa visão esteja mostrando um rio lamacento, mas, se a instrução é divina obedecê-la trará cura!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário