Pular para o conteúdo principal

Como Deus responde a oração


Texto: Lucas 1:5-23
Introdução: Uma criança escreveu a seguinte nota ao missionário: “Caro Senhor missionário, estamos orando por você, mas não sabemos se Deus vai responder” Esta oração reflete as orações de muitos cristãos que oram muito, mas na verdade duvidam da resposta! Quando e como Deus responde? Para obter uma resposta de Deus, devemos conhecer quatro princípios:
I. Deus responde a oração em seu próprio tempo. Eclesiastes 3:11.
A. Qual foi o pedido do casal na oração? Para ter um bebê. Sim, mas quando eles eram jovens, não quando eles não tinham mais idade (v. 7).
B. Parece que eles já tinham parado de orar a muito tempo. É por isso que Zacarias estava convencido (v. 18, 20).
C. O Senhor ouviu a oração (v. 13), mas Ele esperou muito tempo para respondê-la. Por que Deus demora em responder a sua oração, quando sabemos que ele nunca tarda? Ele nunca está com pressa!
D. Não era seu tempo. Deus precisava de mais tempo para preparar e mudar Zacarias e Isabel, para receber um bebê que ia ser um grande homem, que prepararia a vinda de Cristo.
E. Eles precisavam crescer e amadurecer, a fim de lidar com essa criança incomum. O que você faz quando Deus demora?
1. Continue orando até obter respostas diretas.
2. Continue orando até obter a garantia, mas é preciso esperar.
3. Pare de orar quando você sabe que não é vontade de Deus.
4. Pare de orar quando você não está mais em paz na oração.
II. Deus responde a oração em seu próprio caminho. Isaías 55:8.
A. Se o Senhor tivesse respondido a sua oração, quando eles eram jovens, eles poderiam ter tido um belo garotinho judeu.
B. Mas Deus queria um João Batista (Lucas 7:28).
C. Quando você deixa a resposta de Deus em Seu próprio tempo e em seu próprio caminho, Ele quer respondê-las de forma grandiosa! (Lucas 1:14-17)
III. Deus responde a oração em seu próprio poder. Efésios 3:20.
A. Deus muitas vezes espera até que a situação esteja humanamente impossível antes de responder (Marcos 10:27).
B. Ele esperou até que Zacarias e Isabel fossem velhos (v. 7), quando era impossível que eles tivessem filhos. Por quê?
C. Porque quando Deus responde a uma situação impossível, quem recebe a glória? Deus é claro! (Ilustração: Abraão e Sara tentaram “ajudar” a Deus através de Hagar e começaram a ter problemas).
D. Cuidado: Quando você orar sobre um problema, não se surpreenda se ele ficar pior e pior, antes de melhorar. Deus será glorificado em uma maneira mais espetacular! (Levítico 10:3)
E. Ilustração: Jesus atrasou intencionalmente a Sua ida quatro dias para curar Lázaro (João 11:17, 21).
F. Por quê? Qual seria melhor para glorificar a Deus? Curá-lo ou ressuscitá-lo? Deus sempre pretende o melhor ou o melhor para nós.
G. Às vezes, Deus nos faz esperar até parecer que as respostas às nossas orações são impossíveis para nos fazer crescer, enquanto Ele recebe a glória!
H. Outras vezes Ele nos deixa ver milagres na vida dos outros, antes que Ele atenda nossas orações. Ilustração: Jesus no seu caminho para curar a filha de Jairo foi tocado por uma mulher que estava doente há 12 anos. Ela foi instantaneamente curada (Lucas 8:41-44).
IV. Deus responde a oração para seu próprio propósito. Romanos 8:28.
A. Toda a Bíblia resume por que Deus responde a oração em duas afirmações: (1) para o nosso crescimento, e (2) para a Sua glória!
B. Deus tinha um propósito para a vida do filho de Zacarias e Isabel. O objetivo era fazer daquele menino, um João Batista para anunciar a vinda de Cristo no Seu tempo perfeito!
C. Era o sonho de Paulo ir a Roma e pregar o evangelho onde ninguém havia pregado antes. Ele pediu os cristãos em Roma, para orar para que ele pudesse ter uma próspera caminhada (Romanos 1:9-10).
D. Paulo foi autorizado a ir a Roma? Sim, no tempo de Deus. Como ele chegou lá? Em um navio de primeira classe? Não, mas com um grupo de prisioneiros! (Atos 27:1). O poder de Deus estava com ele? Sim, claro.
E. No meio da tempestade, o Anjo de Deus lhe disse que ninguém iria morrer no naufrágio (At 27:23-24). Paulo também foi mordido por uma cobra, mas ele viveu. Deus foi glorificado em tudo isso! (Atos 28:3-5)
F. Em Roma, ele foi colocado em prisão domiciliar (Atos 28:16). Qual foi o maior propósito de Deus para Paulo, lá? Para pregar no Coliseu por vários dias? Não! Deus queria Paulo para algo maior! Para escrever algumas das epístolas do NT no cárcere solitário!
Conclusão: Lembre-se sempre, a demora de Deus não são negativas de Deus!
Às vezes Deus nega o pedido inicial, para lhe dar algo melhor e maior, para fazê-lo crescer para a Sua glória.
Lembre-se -
· Quando você ora e pede o que não está certo, Deus responde “Não”.
· Quando você ora e você não está certo, Deus responde: “Crescer”.
· Quando você ora e não é o tempo certo, Deus responde: “Espera”.
· Quando você ora e está tudo em seu lugar, Deus responde: “Sim”.
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: Quem é Jesus Cristo?

Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva. Para o morto, é a vida. Para o enfermo, é a cura. Para o prisioneiro, é a liberdade. Para o solitário, é o companheiro. Para o viajante, é o caminho. Para o sábio, é a sabedoria. Para a medicina, é o médico dos médicos. Para o réu, é o advogado. Para o advogado, é o Juiz. Para o Juiz, é a justiça. Para o cansado, é o alívio. Para o pedreiro, é a pedra principal. Para o jardineiro, é a rosa de Sharon. Para o triste, é a alegria. Para o leitor, é a palavra. Para o pobre, é o tesouro. Para o devedor, é o perdão. Para mim Ele é TUDO!!!

Famílias reconstituídas: Qual é o papel de padrasto e madrasta?

por Ceres Araujo Padrasto e madrasta    - "Com frequência, eles terão mais objetividade que os pais para entenderem o que está ocorrendo com a criança ou com o jovem, porém, não cabe a eles a intervenção direta. Se a criança ou o jovem tem pai e mãe, cabe sempre a eles a atitude educativa direta. A intervenção de padrasto ou madrasta precisa ser indireta, via o cônjuge" Os contos de fada são terríveis em relação aos padrastos e madrastas. Interpretados literalmente falam da perda dos pais e sua substituição por pessoas, em geral, más. Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada à má, como muitos, errônea e preconceituosamente consideram.   Simbolicamente, porém, outra interpretação merece ser dada: padrastos e madrastas podem representar um polo oposto e importante das relações pais-filhos. A criança precisa de amor, carinho, aconchego, proteção, esse é um polo, mas precisa também do estímulo para o cresciment...

Posições sexuais – Saia da monotonia sem cometer pecado.

Deus sempre aprovou o prazer no sexo, porém “religiosos” o matam. Se você tomasse o tempo de ler o Livro de Cantares de Salomão, você ficaria  encantado de ver como Deus nos mostra a inspiração e o prazer sexual dentro do  casamento. Como o amado e a amada se celebram sexualmente e sem limites  quanto a exploração benéfica de seus corpos, toques e apegos e lugares,  proporcionando-lhes o prazer de um sexo sem deturpação e imundícia,  mas permitindo tudo o quanto estiverem em acordo mútuo. SEXO É FORMA DEIXADA POR DEUS PARA EXPRESSAR O MAIS  ALTO GRAU DE INTIMIDADE DENTRO DO AMO; PURO,  SAUDÁVEL, FIEL E, PORTANTO PRAZEROSO, COMO  RESULTADO DE ALGO QUE É BOM E APROVADO POR DEUS. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais(relações sexuais)  para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo (o conjuge tem o  direito de se d...