Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pele estressada!



Saiba identificar os sinais da pele estressada



Fases de cansaço físico, sobrecarga no trabalho, pressão para cumprir prazos, distúrbios emocionais, perdas pessoais, medo, atritos com familiares... Esses e diversos outros fatores podem tornar o dia a dia extremamente cansativo e estressante. Às vezes, esse estresse é tão grande que pode ser ponto de partida para o surgimento de doenças, e um órgão comumente afetado é a pele.

Quando isso acontece, o resultado é a popularmente chamada "pele estressada". Segundo a dermatologista Lígia Kogos, oestresse aumenta a produção dos corticoides naturais do organismo, o que facilita a atrofia da pele e a perda de colágeno e ainda causa um déficit na circulação, acelerando o envelhecimento. Confira as recomendações da especialista: 
Como a pele fica quando está "estressada"?
"De modo geral, a pele não se apresenta homogênea. Fica com algumas áreas avermelhadas e ressecadas e outras um tanto oleosas", diz a dermatologista.

Segundo Lígia, os poros ficam dilatados, deixando a pele com uma aparência mais grosseira. No rosto, aparecem espinhas na região do queixo e ao redor da boca e descamações nos cantos do nariz, nos cantos da boca e na testa.

Uma limpeza profunda para prevenir
Para evitar que a pele apresente esses sintomas, a dermatologista recomenda dar uma caprichada na limpeza da pele, mesmo que ela esteja parecendo ressecada. Para isso, o ideal é usar sabonetes mais potentes, como aqueles à base de enxofre.

Lígia aconselha também, para finalizar a limpeza facial, o uso de loções hidroalcoólicas tônicas ou adstringentes, aplicadas com algodão, para tirar as impurezas, as secreções e a poluição da pele.  
Cremes hidratantes: qual usar?
A pessoa com a pele estressada deve usar cremes finos e calmantes, que não sobrecarreguem a pele. "Prefira os hidratantes em loções cremosas finas ou oil free. Os que vêm em forma de gel ou gel creme também são adequados", conta Lígia.

No período da noite, o uso de Vitamina C ou Alfahidroxiacidos em gel creme ou serum podem fazer com que a pele restabeleça o seu equilíbrio mais rápido.

Alguns tipos de hidratante devem ser evitados: "Mesmo que a pele esteja parecendo seca, deixe de lado os cremes nutritivos muito oleosos, pois eles agravam o desequilíbrio", alerta a dermatologista.

Cuidados com a maquiagem
Lígia Kogos afirma que a maquiagem pode ser usada e que ela, inclusive, alivia os sintomas e contribui para que a pessoa não fique preocupada com as imperfeições da pele.
"Bases oil free de toque seco, fixadas com pó, dão boa cobertura para as áreas avermelhadas, irritadas e com espinhas", diz a dermatologista.

Porém, é extremamente necessário retirar a maquiagem antes de dormir.

Segundo Lígia, quando se está com a pele estressada, dormir de maquiagem só agrava mais o problema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário