Pular para o conteúdo principal

Dia após o outro


A cada dia que passa, nosso tempo parece estar cada vez mais curto. O corre-corre, agitação, ansiedade e falta de tempo são fatores que temos que conviver, porém não podemos permitir que coisas importantes sejam deixadas, por exemplo, a nossa qualidade de vida! Precisamos sim, trabalhar, estudar, dar conta do recado, mas jamais podemos deixar de nos preocupar com nossa alimentação. É importante começar o dia bem alimentado. Infelizmente nem sempre é possível para alguns!
Fazer da primeira refeição a mais importante é uma questão de hábito, e nossos hábitos são criados por nós mesmos. Ao despertarmos para um novo dia, nossas reservas energéticas estão reduzidas e precisam ser repostas para começarmos bem o dia. A atenção deve ser dobrada em relação, principalmente, aos adolescentes, pois na ânsia de aproveitar o tempo, acabam saindo para a escola e atividades sem antes fazer a primeira refeição. Existem pessoas que acreditam que pulando a primeira refeição poderão ter êxito quanto à perda de peso, mas a situação pode ser revertida quando se trata da primeira refeição.
Muitas pesquisas comprovam maior prevalência de sobrepeso ou obesidade em pessoas que não fazem a primeira refeição, pois geralmente aumentam a ingestão nos intervalos ou pior, à noite, quando já estão relaxados das atividades diárias.
E aí, o que comer? Quais alimentos devem fazer parte de nossa primeira refeição? A composição dos alimentos ingeridos nessa refeição deve ser considerada de suma importância. Ela deve ser composta pelos três grupos de alimentos: reguladores, energéticos e construtores.
Um bom desjejum deve conter de duas a três porções de alimentos reguladores que são ricos em vitaminas e minerais, os quais controlam diversas funções do organismo e também auxilia a regularidade no funcionamento do intestino. Fazem parte dos alimentos reguladores: frutas, verduras, vegetais e hortaliças. Deve conter uma porção de alimentos energéticos que são essenciais para promover energia, força, vitalidade. Uma boa dica é voltar ao tempo onde no desjejum se consumia mandioca, batata doce, cará, milho, mingau de aveia, tapioca, pão integral, canjica e sucrilhos. E por fim deve conter uma porção de alimentos construtores que, como o nome já diz, reparam e constroem a estrutura corporal através das proteínas; são eles: castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, etc.), soja, tofú, iogurte, azeitonas, quinua (cereal importante onde contém todos os aminoácidos essenciais). Uma boa opção é ter sempre em casa pronto para o consumo: granola, iogurtes e pão integral. Nos intervalos, dê preferência à ingestão de frutas e água. Tome por dia pelo menos dois litros de água.
E, finalmente, não esqueça de alimentar-se espiritualmente. Tenha sempre em mente I Coríntios 6: 19-20:
“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, os quais tendem da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: Quem é Jesus Cristo?

Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva. Para o morto, é a vida. Para o enfermo, é a cura. Para o prisioneiro, é a liberdade. Para o solitário, é o companheiro. Para o viajante, é o caminho. Para o sábio, é a sabedoria. Para a medicina, é o médico dos médicos. Para o réu, é o advogado. Para o advogado, é o Juiz. Para o Juiz, é a justiça. Para o cansado, é o alívio. Para o pedreiro, é a pedra principal. Para o jardineiro, é a rosa de Sharon. Para o triste, é a alegria. Para o leitor, é a palavra. Para o pobre, é o tesouro. Para o devedor, é o perdão. Para mim Ele é TUDO!!!

Famílias reconstituídas: Qual é o papel de padrasto e madrasta?

por Ceres Araujo Padrasto e madrasta    - "Com frequência, eles terão mais objetividade que os pais para entenderem o que está ocorrendo com a criança ou com o jovem, porém, não cabe a eles a intervenção direta. Se a criança ou o jovem tem pai e mãe, cabe sempre a eles a atitude educativa direta. A intervenção de padrasto ou madrasta precisa ser indireta, via o cônjuge" Os contos de fada são terríveis em relação aos padrastos e madrastas. Interpretados literalmente falam da perda dos pais e sua substituição por pessoas, em geral, más. Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada à má, como muitos, errônea e preconceituosamente consideram.   Simbolicamente, porém, outra interpretação merece ser dada: padrastos e madrastas podem representar um polo oposto e importante das relações pais-filhos. A criança precisa de amor, carinho, aconchego, proteção, esse é um polo, mas precisa também do estímulo para o cresciment...

Posições sexuais – Saia da monotonia sem cometer pecado.

Deus sempre aprovou o prazer no sexo, porém “religiosos” o matam. Se você tomasse o tempo de ler o Livro de Cantares de Salomão, você ficaria  encantado de ver como Deus nos mostra a inspiração e o prazer sexual dentro do  casamento. Como o amado e a amada se celebram sexualmente e sem limites  quanto a exploração benéfica de seus corpos, toques e apegos e lugares,  proporcionando-lhes o prazer de um sexo sem deturpação e imundícia,  mas permitindo tudo o quanto estiverem em acordo mútuo. SEXO É FORMA DEIXADA POR DEUS PARA EXPRESSAR O MAIS  ALTO GRAU DE INTIMIDADE DENTRO DO AMO; PURO,  SAUDÁVEL, FIEL E, PORTANTO PRAZEROSO, COMO  RESULTADO DE ALGO QUE É BOM E APROVADO POR DEUS. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais(relações sexuais)  para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo (o conjuge tem o  direito de se d...