Pular para o conteúdo principal

SAIBA COMO APRECIAR O SEXO NA TERCEIRA IDADE



por Arlete Gavranic



Atividade sexual permanece na terceira idade, havendo somente diminuição na sua frequência. Na terceira idade, além de satisfação física, o sexo reafirma a identidade de cada parceiro, o vínculo, a intimidade e a sensação de afeto"
Atividade sexual em qualquer idade é demonstração de um estado de boa saúde física e mental.

A função sexual – desejo, excitação e o prazer do orgasmo, continua por toda a vida. É um mito achar que a terceira idade seja assexuada, isso ocorria há duas ou três décadas atrás!
Aprender a se adaptar a algumas mudanças sexuais é principal fator para determinar prazer sexual
Para algumas mulheres o climatério pode ser uma fase de problemas psicológicos. Não poder mais gerar filhos traz a algumas um sentimento de autodesvalorização.
Mas muitas mulheres vivem nesta fase uma nova liberdade; aprendem a gostar de si e de seu corpo, abertas a sensações e sem tanta cobrança.
Sintomas da menopausa
Após a menopausa, a mulher pode apresentar diminuição da libido, falta de orgasmo, diminuição da lubrificação da vagina e dor durante a relação sexual. Mas esses distúrbios são plenamente corrigidos com o uso de medicação apropriada através da reposição hormonal.
A maioria das mulheres pode ter acesso a esse recurso medicamentoso tanto na rede privada como pública, e muitos médicos vêm desmistificando o medo de se ter câncer devido ao uso dessas medicações. Todas as mulheres podem ter riscos aumentados se: fumarem, guardarem muita mágoa, rancor, exagerarem na exposição ao sol, ao consumo de gorduras trans, conservantes e tiverem uma vida sedentária.
Homem na terceira idade
O homem embora não tenha diminuição da fertilidade, experimenta nessa fase crises emocionais que se refletem no seu vigor sexual, ou crises por ter um vigor diminuído, a ereção não será mais a mesma, a excitação demora mais a chegar e o sexo é mais rápido.
O homem pode ter dificuldades de ereção devido a problemas circulatórios e à diminuição da sensibilidade na região do pênis, mas na grande maioria das vezes são os fatores emocionais que atrapalham a satisfação sexual.
A utilização excessiva de medicamentos (anti-hipertensivos, tranquilizantes, etc), bem como álcool e fumo podem diminuir a potência sexual. 

Os aspectos psicológicos decorrentes de doenças também formam situações comumente geradoras de dificuldades sexuais. Por exemplo, a pessoa ao saber que tem câncer ou problemas cardíacos passa a ter dificuldades sexuais primeiramente devido a problemas emocionais.
Fatores emocionais
Envelhecer, sentir-se velho, ter medo de morrer, depressão, ansiedade e angústia são fatores que levam às dificuldades sexuais, pois geram baixa autoestima e infelicidade. 

É importante que homens e mulheres percebam que a atividade sexual permanece na terceira idade, havendo somente uma diminuição na sua frequência. Na terceira idade, além da satisfação física, o sexo reafirma a identidade de cada parceiro, o vínculo, a intimidade e a sensação de afeto, demonstrando que cada pessoa pode ser valiosa para a outra.
Dicas para apreciar o sexo na terceira idade
- Aprendam a valorizar a possibilidade de estar com o parceiro;
- Reaprendam a namorar: saiam, andem de mãos dadas, conheçam novos lugares, revivam os antigos;
- Experimentem o novo, o afeto, a alegria.
A campanha do Ministério da Saúde sobre sexo na terceira idade aconselha: experimentar a vida e aprender a se adaptar a algumas mudanças sexuais é o principal fator que determina o prazer sexual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: Quem é Jesus Cristo?

Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva. Para o morto, é a vida. Para o enfermo, é a cura. Para o prisioneiro, é a liberdade. Para o solitário, é o companheiro. Para o viajante, é o caminho. Para o sábio, é a sabedoria. Para a medicina, é o médico dos médicos. Para o réu, é o advogado. Para o advogado, é o Juiz. Para o Juiz, é a justiça. Para o cansado, é o alívio. Para o pedreiro, é a pedra principal. Para o jardineiro, é a rosa de Sharon. Para o triste, é a alegria. Para o leitor, é a palavra. Para o pobre, é o tesouro. Para o devedor, é o perdão. Para mim Ele é TUDO!!!

Famílias reconstituídas: Qual é o papel de padrasto e madrasta?

por Ceres Araujo Padrasto e madrasta    - "Com frequência, eles terão mais objetividade que os pais para entenderem o que está ocorrendo com a criança ou com o jovem, porém, não cabe a eles a intervenção direta. Se a criança ou o jovem tem pai e mãe, cabe sempre a eles a atitude educativa direta. A intervenção de padrasto ou madrasta precisa ser indireta, via o cônjuge" Os contos de fada são terríveis em relação aos padrastos e madrastas. Interpretados literalmente falam da perda dos pais e sua substituição por pessoas, em geral, más. Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada à má, como muitos, errônea e preconceituosamente consideram.   Simbolicamente, porém, outra interpretação merece ser dada: padrastos e madrastas podem representar um polo oposto e importante das relações pais-filhos. A criança precisa de amor, carinho, aconchego, proteção, esse é um polo, mas precisa também do estímulo para o cresciment...

Posições sexuais – Saia da monotonia sem cometer pecado.

Deus sempre aprovou o prazer no sexo, porém “religiosos” o matam. Se você tomasse o tempo de ler o Livro de Cantares de Salomão, você ficaria  encantado de ver como Deus nos mostra a inspiração e o prazer sexual dentro do  casamento. Como o amado e a amada se celebram sexualmente e sem limites  quanto a exploração benéfica de seus corpos, toques e apegos e lugares,  proporcionando-lhes o prazer de um sexo sem deturpação e imundícia,  mas permitindo tudo o quanto estiverem em acordo mútuo. SEXO É FORMA DEIXADA POR DEUS PARA EXPRESSAR O MAIS  ALTO GRAU DE INTIMIDADE DENTRO DO AMO; PURO,  SAUDÁVEL, FIEL E, PORTANTO PRAZEROSO, COMO  RESULTADO DE ALGO QUE É BOM E APROVADO POR DEUS. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais(relações sexuais)  para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo (o conjuge tem o  direito de se d...