Pular para o conteúdo principal

Bullying "evangeliques"

Ultimamente, estamos ouvindo muito sobre bullying em nossas televisões, jornais e qualquer tipo de mídia, so estamos esquecendo que esse problema, já é muito antigo, alias tão antigo como os tempos da bíblia!
O que muitas vezes, estamos esquecendo, é que isso não é meramente aquela violência de colégio, mais que isso pode ser violência ocorrida dentro dos nossos empregos, na nossa família e não tome susto do próximo item que citarei, também dentro de nossas igrejas! Pois é, isso mesmo que você leu e não estranho, quando sei de casos sobre isso, que deixam as pessoas abandonar sua fé, e até mesmo descrença de Deus em situações mais graves.
Para começar, citarei sobre José e suas agreções vivida com seus próprios irmãos de sangue.
Gn37: 23-24 Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.
e o versículo 28
Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.
Apesar de tudo isso, José conseguiu ser determinado, e não se deixou por vencido, conseguindo superar toda e qualquer dificuldade, e fazendo com que os planos de Deus fossem compridos.
Esse é um exemplo positivo e mostra o que devemos fazer e no se comportar, caso a dificuldade venha. Porem, nem sempre é isso as situações que acontecem.
Pensando sobre esse assunto, lembrei de um colega de colégio, claro, até por questões éticas não citarei o nome dele, mais é uma pessoa que gastei bastante tempo orando, por que simplesmente, com sua família se dizendo cristã, ele recebia violências físicas, verbais, sendo tratado pior que um animal em condições sub humanas .
Não era incomum, eu meramente passando perto da residência dele, e escutar praticamente diariamente essas agressões, e com isso a fúria foi aumentando no coração desse “menino”
Até que nas ultimas vezes que soube, ele estava se envolvendo com pessoas de péssima reputação próximo a casa dele, e que o ultimo dia, antes de ele sair de casa, ameaçou seus pais de morte, e estranhamente “desapareceu”, nunca mais os amigos de colégio, ou pessoas de sua convivência viram ele, mais, estudando a situação, o resultado não deve ser uma das melhores, por que acaba sendo, igual um cãozinho, que é espancado desde filhote, mal tratado, que mal comida pra ele é servido, e no fim vira um cachorro incontrolável e acaba virando noticia, por fazer algo muito ruim. (alias, mídia ama citar o bizarro e o normal, ao invés de valorizar o bom e o comum, isso é incrível!, mais citarei num post futuro esse assunto).
Apenas oro, e espero que Deus esteja agindo no coração dessa pessoa que citei acima, por que em situações comuns, sabemos que o caminho mal, é a tendência, e as ultimas noticias que recebi sobre ele, mostram o que toda essa violência fez! (e que não foram noticias boas).
Nas nossas igrejas, eu vejo isso como sendo um “mix”, culminando em uma situação bem desconfortável, também pensando e refletindo, me veio um caso, onde a família se encontrava na igreja, e era trágico, ver com que a esposa, sem responsabilidade nenhuma ficava dizendo coisas “contrarias” sobre seu filho, dizendo que “ou era um desastre por que era igual ao pai”, ou então “que se o pai (seu esposo), não fazia nada bem, era sinal que faria tudo errado”, e sem nenhuma discrição ou ao menos manter os “problemas” em sigilo, logo tudo isso acarretava “piadinhas” ao filho dela, e essa mãe “amava” isso, e hoje em dia, esse “menino” vai a igreja, ou empurrado, ou pra fazer o clássico social.
A algum tempo, encontrei ele, e conversei por alguns minutos, e sabe, foi triste sentir o rancor no coração dele, mais como nos tempos que estive com ele no ministério eu estava nem ai, não ouvia as piadinhas sobre ele, e respeitava ele demais, vi que pra ele, foi um refugio aqueles minutos parado num ponto de ônibus...
Me preocupa ver a falta de sabedoria, que estamos tendo hoje em dia, e o pior, nos ditos “cristãos”, fazendo esse testemunho reverso do que significa simplesmente a imagem de Deus, que é o AMOR!.
Se você não esta aplicando o AMOR, que é um dos nossos mandamentos para nós, que “acenda a luz vermelha” de alerta, e reveja as suas posições ou prioridades de vida, mais lembre....Ame para ser Amado, é simples!
Thiago Lisboa
esquinadothiago.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: Quem é Jesus Cristo?

Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva. Para o morto, é a vida. Para o enfermo, é a cura. Para o prisioneiro, é a liberdade. Para o solitário, é o companheiro. Para o viajante, é o caminho. Para o sábio, é a sabedoria. Para a medicina, é o médico dos médicos. Para o réu, é o advogado. Para o advogado, é o Juiz. Para o Juiz, é a justiça. Para o cansado, é o alívio. Para o pedreiro, é a pedra principal. Para o jardineiro, é a rosa de Sharon. Para o triste, é a alegria. Para o leitor, é a palavra. Para o pobre, é o tesouro. Para o devedor, é o perdão. Para mim Ele é TUDO!!!

Famílias reconstituídas: Qual é o papel de padrasto e madrasta?

por Ceres Araujo Padrasto e madrasta    - "Com frequência, eles terão mais objetividade que os pais para entenderem o que está ocorrendo com a criança ou com o jovem, porém, não cabe a eles a intervenção direta. Se a criança ou o jovem tem pai e mãe, cabe sempre a eles a atitude educativa direta. A intervenção de padrasto ou madrasta precisa ser indireta, via o cônjuge" Os contos de fada são terríveis em relação aos padrastos e madrastas. Interpretados literalmente falam da perda dos pais e sua substituição por pessoas, em geral, más. Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada à má, como muitos, errônea e preconceituosamente consideram.   Simbolicamente, porém, outra interpretação merece ser dada: padrastos e madrastas podem representar um polo oposto e importante das relações pais-filhos. A criança precisa de amor, carinho, aconchego, proteção, esse é um polo, mas precisa também do estímulo para o cresciment...

Posições sexuais – Saia da monotonia sem cometer pecado.

Deus sempre aprovou o prazer no sexo, porém “religiosos” o matam. Se você tomasse o tempo de ler o Livro de Cantares de Salomão, você ficaria  encantado de ver como Deus nos mostra a inspiração e o prazer sexual dentro do  casamento. Como o amado e a amada se celebram sexualmente e sem limites  quanto a exploração benéfica de seus corpos, toques e apegos e lugares,  proporcionando-lhes o prazer de um sexo sem deturpação e imundícia,  mas permitindo tudo o quanto estiverem em acordo mútuo. SEXO É FORMA DEIXADA POR DEUS PARA EXPRESSAR O MAIS  ALTO GRAU DE INTIMIDADE DENTRO DO AMO; PURO,  SAUDÁVEL, FIEL E, PORTANTO PRAZEROSO, COMO  RESULTADO DE ALGO QUE É BOM E APROVADO POR DEUS. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais(relações sexuais)  para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo (o conjuge tem o  direito de se d...