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quarta-feira, 5 de março de 2014

Comer para prevenir e curar!

Por Lucia Freitas
Em nossos pratos está um terço da boa saúde – outro terço fica por conta dos exercícios e mais um por conta da qualidade do nosso descanso. E o avanço da sociedade, com as mulheres trabalhando, pede que todo mundo se informe melhor sobre a alimentação.
A Nutrição Funcional é um ramo de conhecimento que nos conta quais os benefícios de cada alimento, como eles ajudam a manter a saúde em dia e prevenir doenças. Sim, é também a área de pesquisa responsável pelos hypes dietéticos: x faz bem, x faz mal…
Entretanto é este conhecimento que permite aos médicos indicar dietas específicas para prevenir envelhecimento, cardiopatias, diabetes, hipertensão, esclerose, entre outras doenças.
Para descobrir mais sobre esse delicioso mundo alimentar, conversamos com João César Castro Soares, endocrinologista, nutrólogo e médico associado da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Há uma longa lista dos benefícios dos ingredientes que saem das gôndolas dos supermercados e feiras. Importante, no entanto, é saber: os pais são os responsáveis pelo paladar das crianças. O que eles comem, quanto comem e como é coisa para os adultos prestarem atenção. “A perda do hábito das refeições em família e o uso de alimentos industrializados por falta de tempo são os grandes responsáveis pelo aumento da obesidade infantil”, diz o Dr. João.
O conselho? Em vez de neurotizar a balança, arranje jeitos de fazer comida em casa. Vale tudo: colocar marido para cuidar disso, fazer os filhos participarem, trabalhar um pouco menos, contratar ajuda.
A razão, diz o Dr. João César, é que o cérebro só começa a liberar a dopamina, o hormônio da saciedade, 15 minutos depois que a gente se senta à mesa. Portanto, sentar-se, comer devagar e com atenção é fundamental para que o mecanismo de saciedade funcione como deve.
Abaixo alguns ingredientes que estão longe da mesa brasileira e só fariam bem à saúde de todos
Grãos integrais – cevada, aveia, centeio, farelo de trigo, arroz, trigo integral… todos estes alimentos oferecem fibras que ajudam a reduzir o colesterol ruim (reduzem em 10%, segundo o Dr. João), ajudam o intestino a funcionar e aumentam a imunidade do organismo. “E eles ajudam a ter saciedade, o que ajuda a perder peso ou não ganhar”, diz o médico.
Castanhas – nozes, castanha do Pará, amêndoas, castanha de caju… todas são ricas em antioxidantes e ativam o sistema imunológico. O ideal é consumir 3 ou 4 por dia.
Soja – Além de ser uma proteína de alto valor, o grão tem isoflavona, que alivia os sintomas da menopausa, é reconhecida por prevenir câncer.
Azeite de oliva – é uma gordura totalmente insaturada, que ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom (HDL). Também previne doenças degenerativas. O ideal são duas colheres de sopa por dia – e nunca leve ao fogo, principalmente o virgem, porque ele perderá suas qualidades.
Peixes marinhos – salmão, atum e sardinha, principalmente – são riquíssimos em ômega 3, que entre outros benefícios, diminui as dores da artrite.
Frutas vermelhas – amora, melancia, morango, tomate – os alimentos vermelhos têm licopeno, que previne de câncer mama e de próstata.
Alho e cebola – diminuem a pressão arterial, são imunossupressores e inibem a ação dah. Pilori, a bactéria que provoca úlcera gástrica.
Cenoura, abobora, mamão – Alimentos laranjas são ricos em betacaroteno, o precursor da vitamina A, que melhora a visão noturna.
Iogurtes e fermentados– são alimentos probióticos, que facilitam o funcionamento do intestino e aceleram a absorção de cálcio.
Leite desnatado – adultos devem sempre consumir o leite magro, que tem 15% mais cálcio que o integral.
Uva – a casca das uvas vermelhas impedem formação de placas de gordura. Consuma tudo – inclusive as sementes. Segundo o Dr. João, o copinho de vinho tinto também ajuda a melhorar a saúde do coração. Um copo, junto com as refeições.
Consumir as frutas com casca (ou comer o bagaço) – as cascas de maçãs, peras e ameixas, por exemplo, são ricas em vitaminas. No bagaço das laranjas e tangerinas, mais fibras.
Maçã – uma por dia, pode ajudar a combater o câncer
Frutas cítricas – laranja, limão, acerola, açaí – são ricas em vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunológico. O açaí, avisa o Dr. João, também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Evite o açaí doce, prefira a polpa.
Pimenta e gengibre – alimentos termogênicos, são afrodisíacos também, e ajudam a aumentar a circulação.
Atenção aos alimentos prontos, doces e sal

É mania nacional: consumir muito sal, muito açúcar e alimentos prontos. O bolo da padaria usa gordura trans como ingrediente. Se você faz o bolo em casa, ele é perfeito – só não coma tudo de uma vez… Filho de mãe boleira, Dr. João avisa: “E o glacê é melhor que chantilly ou pasta americana”.
Para as mulheres que sofrem com a TPM, a dica do médico é certeira: aumente o consumo de carboidratos uma semana antes. Os carboidratos liberam triptofano, o precursor da serotonina, e o aumento de serotonina ajuda a aumentar o bem estar.
Aprendeu? Então agora é se preparar para incluir alimentos fresquinhos e de boa qualidade na sua compra sempre.

FONTE: http://discoverymulher.uol.com.br/saude/nutricao/comer-para-prevenir-e-curar/

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