Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG, COMENTEM POR FAVOR, FIQUEM A VONTADE, PEDIDO DE ORAÇÃO NO FINAL DA PAGINA, FIQUEM COM DEUS BEIJINHOS.;


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Qual o melhor óleo de cozinha?

Aprenda a escolher o melhor óleo para uma alimentação saúdavel

Por Deborah Busko, em 07/07/2011 16:41

Ao contrário do que muita gente pensa, o nosso corpo necessita de quantidades diárias de gordura. As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas. As saturadas são de origem animal e aumentam o colesterol ruim. Já as insaturadas, classificação em que se enquadram os óleos de cozinha, são de origem vegetal e se dividem em monoinsaturadas (que diminuem o colesterol ruim sem prejudicar o colesterol bom) e as poli-insaturadas (que diminuem os dois tipos de colesterol). Portanto, o melhor óleo de cozinha é o que possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas.
Consumir os óleos vegetais de forma saudável é uma maneira de fornecer ao corpo energia, regular o metabolismo e o funcionamento do intestino. A gordura vegetal também é extremamente importante pra transportar vitaminas para as células.
Nas prateleiras dos supermercados, a variedade em óleos de cozinha é tanta que para acertar na compra, é indispensável saber o que cada um deles oferece antes de escolher.
O mais conhecido é, sem dúvida, o óleo de soja, mas existem outros tipos como de milho, girassol, canola, algodão e linhaça. Sem falar no azeite, outra fonte de óleo vegetal extraído a partir da azeitona.
Conheça alguns tipos de óleos de cozinha e suas propriedades:
Óleo de soja: É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, ômega -3 e ômega- 6, ômega- 9 e vitamina E. Age como um antioxidante natural e auxilia a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Óleo de canola: É um dos óleos mais saudáveis, pois tem elevada quantidade de ômega-3, 6 e 9, auxilia no controle da pressão arterial, previne doenças do coração e é um poderoso antioxidante no combate os radicais livres. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.
Óleo de linhaça: Excelente fonte de ômega-3, uma gordura que previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Tem ainda magnésio e potássio, minerais fundamentais para um bom funcionamento do organismo.
Óleo de girassol: Com vitaminas A, D, E e do complexo B, ômega-3, 6 e 9, tem minerais como zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados. É bastante eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, da pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.
Óleo de milho: Possui componentes utilizados como redutores do colesterol. Contém 60% em ômega-3, prevenindo alterações metabólicas relacionadas com dermatites, perda de peso e arteriosclerose .
Óleo de algodão: Rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega-9 e ômega-3. É uma excelente fonte de tocoferol, um antioxidante natural.
Azeite de oliva: O azeite contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL), promove o aumento do bom colesterol (HDL), protege contra o câncer e problemas no coração, além de ser uma boa fonte de ômega-9. Possui vitaminas A, D, E K e é um ótimo antioxidante, que retarda o processo de envelhecimento celular. Acelera o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão, melhora a absorção de cálcio e minerais, age positivamente no funcionamento do estômago e do pâncreas. As gorduras monoinsaturadas modificam a distribuição de gordura corporal e diminuem o acúmulo na região abdominal. Por isso, podemos dizer que o azeite tem efeito antibarriga e ajuda a afinar a cintura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versiculos Biblicos

Coloque sua propaganda aqui...

Você que tem uma empresa com produtos cristãos ou escreve livros cristãos, tem uma igreja ou quer colocar coisas para mulheres, entre em contato conosco via email ou em mensagem.
Deus os abençoe!