Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Artesanato: como fazer Máscara de dormir


Nada como dormir no escurinho mesmo durante as luzes do dia. Para isso uma máscara de dormir costurada num  artesanato com quilt fica perfeita. Além do conforto para aquele soninho de beleza, você ganha em charme. E é bem mais fácil de fazer do que você imagina.
Sabiam que a Paraíba é o lugar onde o sol nasce primeiro em toda a América Latina? E nasce entre 4:30 e 5 horas da manhã. Por isso eu sei bem o quanto uma máscara de dormir ajuda o sono a durar mais algumas horas. Essa peça é uma bela dica para kits de presente para quem viaja bastante ou quem gosta desse escurinho extra na hora de dormir.

Sobre o quilt
Pra quem não sabe o que é o quilt, preste atenção: quilt é essa costura normalmente feita em peças acolchoadas ou recheadas e que dão aquele relevo interessante, valorizando peças em tecido. Pode ser feita à mão ou na máquina, o importante é dar aquele toque especial ao seu trabalho.

Como fazer um quilt simples


Clique e imprima o molde ao lado. Já está no tamanho certo.

Corte as camadas de tecido lembrando que o No 1 são duas camadas de manta acrílica e o No 2 é uma tecido de forro bem fino. Corte também um painel em tecido estampado para a frente da máscara e um tecido liso para o verso.

















Marque as linhas do quilt no forro. Eu tracei linhas retas que são bem fáceis de costurar pra quem é iniciante. Faça o mesmo.
Prenda com alfinetes todo o contorno do forro, com o tecido do painel da frente e as mantas acrílicas entre os dois. Deixe o tecido estampado com o lado direito para fora. Encaixe e alinhe bem os moldes.
Costure o quilt usando linha em cor que combine. Preste atenção: costure primeiro as linhas do centro e depois vá costurando as linhas de fora, para não entortar seu quilt.
Ao terminar de costurar o desenho do quilt, recorte o excesso da manta acrílica obedecendo o molde da máscara. O seu quilt está pronto, agora vamos montar a máscara.
Pelo lado direito do tecido estampado prenda com alfinetes os elásticos nos pontos demarcados no molde. Deixe uma beiradinha de elástico para fora do molde. Se desejar pode substituir o elástico por fitas de cetim. Lembre de medir o elástico antes de cortar.
Posicione o tecido liso sobre o tecido estampado e o elástico. Prenda toda a volta com alfinetes e ajuste bem os contornos do molde.
Leve esse sanduíche para costurar na máquina, respeitando em toda a volta a distância demarcada no molde. Lembre de deixar uma abertura no alto da máscara para poder desvirar a costura.
Corte todo o excesso de tecido que ficou pra fora da costura em toda a volta e na curva interna do nariz faça vários picotes como na imagem. Depois desvire a costura pela abertura que você deixou em cima.
Antes de passar uma nova costura bem rente por toda a borda, lembre de passar sua máscara a ferro para assentar as costuras, especiamente a abertura que deve ser presa com alfinetes.
Sua máscara de dormir quiltada está pronta pra ser usada. Você tem um mundo de opções em tecidos pra criar, inclusive pode montar um patchwork com retalhos. Use sua criatividade.

Então gente, viram como é fácil costurar um quilt? E é assim que devemos começar, com desenhos simples que podem ser feitos em qualquer tipo de máquina ou à mão.
A máscara de dormir é uma peça de conforto e depois que a gente experimenta nunca mais quer dormir sem. Faça as suas e descubra a delícia de sono que você terá.




2 comentários:

  1. adorei seu blog a paz do SENHOR!!! TO TE SEGUINDO BJO

    ResponderExcluir
  2. Ando há mais de 6 meses para fazer uma máscara destas e, depois deste tutorial, vou pôr mãos à obra brevemente!
    Muito obrigada por esta partilha tão interessante!
    A máscara ficou muito gira :)
    Convido-te para passares um dia destes no meu blog, que também tem alguns trabalhos de costura.

    http://timebite.blogspot.com

    ResponderExcluir