Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG, COMENTEM POR FAVOR, FIQUEM A VONTADE, PEDIDO DE ORAÇÃO NO FINAL DA PAGINA, FIQUEM COM DEUS BEIJINHOS.;


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Noite da Família


Um pai de família se encontrava arando o campo que estava junto a um canal de irrigação, enquanto seu filho brincava na beira do canal. Repentinamente o menino gritou: “Pai me ajuda. Estou caindo no canal!”

 O Pai levantou a cabeça e viu o filho segurando em uma pequena árvore que crescia junto ao canal. “Espera um pouco, filho”, respondeu o pai, “suporta um pouquinho até que eu termine o que estou fazendo.” Incrível, não é verdade? Sem dúvida alguma!
 Que pai deixaria seu filho lutando sozinho contra a força da água? Como podemos ajudar nossos filhos contra as correntes de água que atingem suas vidas? Correntes de crenças, influências e valores distorcidos. Como socorrê-los rapidamente?
 Os pais têm, dentre outras, uma ferramenta eficaz de influência para transmitir os valores cristãos. A criação de um ambiente de sociabilidade e companheirismo no próprio lar. A Noite da Família é uma boa maneira de construir esse ambiente saudável e interativo.
 Separar uma noite durante a semana para uma reunião formal da família pode ajudar a fortalecer os laços familiares como de nenhuma outra forma.
 Geralmente os pais perdem ótimas oportunidades de envolver-se com seus filhos e atraí-los para si. Ao retornar do trabalho, devem considerar um privilégio o prazer de investir algum tempo significativo no relacionamento com eles. Sugiro que façam um plano.
É impossível edificar uma casa sem planejamento. Para edificar uma família, baseada no amor e na unidade, é necessário planejar, juntos.
 Como planejar a “Noite da Família”?
  1. Escolher uma noite específica da semana, reservada estritamente para vocês.
  2. Evitar qualquer possibilidade de interrupção.
  3. Conscientizar os membros de sua família que esse tempo é de grande valor.

Programa sugestivo: Apesar de ter uma agenda, deve ser informal e pode conter os seguintes pontos:
  1. Oração de mãos dadas.
  2. Leitura de um pensamento ou texto sobre a vida em família.
3.   Conversar sobre: férias, lazer, compras, estudos, futuro, relacionamento, vida religiosa, problemas familiares, deveres domésticos e outros assuntos que sejam do interesse de algum membro da família.
  1. Avaliação das metas estabelecidas, pontuações e premiações.
  2. Momento de confissão. As confissões espontâneas feitas neste momento conferem ao membro da família o direito de não ser criticado, nem penalizado. Assim, a família cria um ambiente terapêutico de abertura, compreensão, aconselhamento e apoio.
  3. Momento de louvor e oração intercessória. A família orando por suas próprias necessidades e por outras famílias.
  4. Momento de recreação.
  5. Jantar especial.
  Os pais são responsáveis por liderar essa iniciativa. O fato de separar um tempo com sua família traz uma mensagem poderosa muito maior que as palavras. É importante a participação espontânea dos membros do lar. É bom que a reunião não seja muito longa. Os pontos que não forem tratados por falta de tempo podem ser incluídos na agenda da semana seguinte.
 A idéia de uma reunião formal, por semana, cria uma atmosfera de verdadeiro amor, ajuda a integração da família e proporciona um clima de crescimento, paz e harmonia.
 A maioria dos fatos que ocorre no lar geralmente não é discutida formalmente pela família.
Por exemplo: a compra de um carro, às vezes surge da iniciativa do pai que acha que já está na hora de trocar o carro, compartilha em algum momento com a esposa e no momento que se apresenta a oportunidade o compra. Não é assim? Que bom seria colocar na agenda da reunião familiar o assunto para ser discutido com todos os componentes. Mesmo que as crianças sejam pequenas podem ser informadas da cor, marca e preço. Pode, também, explicar aos membros da família a forma do financiamento e, talvez, as economias que juntos terão que fazer.  E assim todos participam do processo da compra.
 Já pensaram o que acontecerá em sua família a partir do momento que começarem a desfrutar dessa noite? Quantos problemas serão evitados, quantas barreiras serão removidas, quantas vitórias serão alcançadas? Então conversem e definam um dia para a “Noite da Família” em sua casa.
Será realmente uma bênção!
 Edison Choque Fernández
Ministério da Família, DSA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versiculos Biblicos

Coloque sua propaganda aqui...

Você que tem uma empresa com produtos cristãos ou escreve livros cristãos, tem uma igreja ou quer colocar coisas para mulheres, entre em contato conosco via email ou em mensagem.
Deus os abençoe!