Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Evitar as doenças de inverno e manter a saúde na estação é possível

Procura por atendimento médico duplicam neste período do ano.

Não se automedicar, evitar a “febrefobia” e uso de descongestionantes nasais são alguns dos alertas da Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade.

Durante o inverno, os principais motivos de atendimento na Atenção Primária à Saúde são as doenças de inverno, como o resfriado comum (chamado infecção das vias aéreas superiores), as amigdalites e faringites (dores de garganta), as otites (infecções de ouvido), as descompensações de doenças como rinite e asma, a sinusite, a gripe (influenza) e as broncopneumonias.

De acordo com o médico de família e comunidade da Associação Catarinense de Medicina de Famíl(SBMFC), Dr. Ronaldo Zonta, a procura pelos serviços de saúde por causa destas doenças representa em média 15% dos atendimentos ao longo do ano, sendo que chegam a duplicar e até quadruplicar nos meses de inverno.
Para passar pelo inverno com saúde, o médico de família aconselha ainda a evitar a exposição ao frio e não utilizar "medicamentos milagrosos" ou prescritos de forma inadequada. O Dr. Zonta explica que é comum a procura de conselhos nos balcões de farmácias ou a automedicação desnecessária e perigosa. “O indiscriminado de medicamentos descongestionantes nasais, por exemplo, pode reduzir o sintoma momentaneamente, mas diminui a produção de muco do nariz que é uma defesa natural”, relata o MFC. Se for o caso, deve-se usar somente o soro fisiológico sem conservantes para o "nariz entupido". Outro ponto que deve se estar atento é a "febre fobia", que é o medo excessivo em relação à febre. “Esta é uma defesa do organismo e não deve ser baixada de forma compulsiva. Os medicamentos para febre devem ser usados para alívio dos sintomas de dor e mal-estar e somente com temperatura acima de 37,8 à 38ºC, se forem necessários”. O médico ressalta que deve se estar atendo aos sintomas de piora, como aumento do desconforto respiratório ou tosse com saída de sangue. Em caso de febre alta com estes outros fatores, o médico indica a procurar prontamente uma avaliação médica. Alimentação – um forte aliado A alimentação pode contribuir para manter o corpo saudável, com aporte adequado de nutrientes para enfrentar as doenças de inverno. Manter uma alimentação equilibrada é fundamental não somente nos meses de inverno. Segundo o médico de família e comunidade, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que são os alimentos frescos da própria estação, como a laranja, limão e tangerina, entre outros. Àqueles que costumam buscar estes nutrientes nos suplementos vitamínicos, Zonta salienta que não há evidências de que usá-los ajude a evitar gripe, por isso defende a dieta natural. "Uma alimentação desequilibrada, excessivamente industrializada e pobre em nutrientes é um fator que ajuda a diminuir as defesas do organismo contra as doenças de inverno, sendo também responsável por aumento das exacerbações de doenças como asma e rinites alérgicas", alerta Dr. Zonta. Dicas:
· Evite se expor desnecessariamente e prolongadamente a ambientes frios ou com aglomerado de pessoas e sem circulação de ar.

· Hidratar-se e manter uma higiene adequada para evitar contaminação de outras pessoas.

· Mantenha ventilação adequada em espaços coletivos como creches, escolas, ambientes de trabalho, ônibus.

· Lave as mãos regularmente (água e sabão são tão eficazes quanto o álcool gel).

· Tenha rotina adequada de sono
· Evitar uma vida estressante · Evitar fumar · Pratique atividades físicas · Durante o tratamento indicado por seu médico, verifique se você pode usar algumas receitas populares específicas para cada caso como o chá de guaco para resfriados com tosse; chá de gengibre para dores de garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário