Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG, COMENTEM POR FAVOR, FIQUEM A VONTADE, PEDIDO DE ORAÇÃO NO FINAL DA PAGINA, FIQUEM COM DEUS BEIJINHOS.;


sábado, 9 de julho de 2011

Dia após o outro


A cada dia que passa, nosso tempo parece estar cada vez mais curto. O corre-corre, agitação, ansiedade e falta de tempo são fatores que temos que conviver, porém não podemos permitir que coisas importantes sejam deixadas, por exemplo, a nossa qualidade de vida! Precisamos sim, trabalhar, estudar, dar conta do recado, mas jamais podemos deixar de nos preocupar com nossa alimentação. É importante começar o dia bem alimentado. Infelizmente nem sempre é possível para alguns!
Fazer da primeira refeição a mais importante é uma questão de hábito, e nossos hábitos são criados por nós mesmos. Ao despertarmos para um novo dia, nossas reservas energéticas estão reduzidas e precisam ser repostas para começarmos bem o dia. A atenção deve ser dobrada em relação, principalmente, aos adolescentes, pois na ânsia de aproveitar o tempo, acabam saindo para a escola e atividades sem antes fazer a primeira refeição. Existem pessoas que acreditam que pulando a primeira refeição poderão ter êxito quanto à perda de peso, mas a situação pode ser revertida quando se trata da primeira refeição.
Muitas pesquisas comprovam maior prevalência de sobrepeso ou obesidade em pessoas que não fazem a primeira refeição, pois geralmente aumentam a ingestão nos intervalos ou pior, à noite, quando já estão relaxados das atividades diárias.
E aí, o que comer? Quais alimentos devem fazer parte de nossa primeira refeição? A composição dos alimentos ingeridos nessa refeição deve ser considerada de suma importância. Ela deve ser composta pelos três grupos de alimentos: reguladores, energéticos e construtores.
Um bom desjejum deve conter de duas a três porções de alimentos reguladores que são ricos em vitaminas e minerais, os quais controlam diversas funções do organismo e também auxilia a regularidade no funcionamento do intestino. Fazem parte dos alimentos reguladores: frutas, verduras, vegetais e hortaliças. Deve conter uma porção de alimentos energéticos que são essenciais para promover energia, força, vitalidade. Uma boa dica é voltar ao tempo onde no desjejum se consumia mandioca, batata doce, cará, milho, mingau de aveia, tapioca, pão integral, canjica e sucrilhos. E por fim deve conter uma porção de alimentos construtores que, como o nome já diz, reparam e constroem a estrutura corporal através das proteínas; são eles: castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, etc.), soja, tofú, iogurte, azeitonas, quinua (cereal importante onde contém todos os aminoácidos essenciais). Uma boa opção é ter sempre em casa pronto para o consumo: granola, iogurtes e pão integral. Nos intervalos, dê preferência à ingestão de frutas e água. Tome por dia pelo menos dois litros de água.
E, finalmente, não esqueça de alimentar-se espiritualmente. Tenha sempre em mente I Coríntios 6: 19-20:
“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, os quais tendem da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versiculos Biblicos

Coloque sua propaganda aqui...

Você que tem uma empresa com produtos cristãos ou escreve livros cristãos, tem uma igreja ou quer colocar coisas para mulheres, entre em contato conosco via email ou em mensagem.
Deus os abençoe!