Translate

SEJAM BEM VINDOS EM MEU BLOG!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Identifique os 10 perigos escondidos no banheiro de casa e proteja sua família


O banheiro encerra uma insolúvel contradição: apesar de ser o lugar que você procura para realizar hábitos de higiene, sem dúvida ele reúne as condições mais propícias à contaminação. Por um lado, isso se deve às próprias características do ambiente. Mas a falta de atenção com a limpeza e com a manutenção, além de hábitos pouco cuidadosos, também contribuem para que os microorganismos façam a festa , afirma o biomédico Roberto Figueiredo, bastante conhecido como o Dr. Bactéria.Abaixo, ele identifica os maiores perigos escondidos nesta parte da casa e dá conselhos, certeiros e baratos, para que você deixe o banheiro de casa um pouco menos hospitaleiro para fungos, bactérias e outros agentes causadores de doenças.

1. Usar toalha de tecido no lavabo 
Sem dúvida, quando falamos de higiene, uma toalha de papel, virgem (não reciclado), representa o melhor. No entanto, fica difícil colocar em um banheiro de uma casa um toalheiro de papel sem dar cara de shopping ou indústria. Por isso, não da para se livrar de uma toalha de tecido. Troque diariamente ou sempre que estiver muito molhada. Eduque as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas, lugar de lavar o rosto é no banheiro e usando a toalha de banho. 

2. Partilhar um sabonete em barra 
Geralmente, os sabonetes não apresentam ação desinfetante, bactericida (a não ser os produzidos com esta finalidade). Eles servem para limpar, e não para matar germes. Tenha higiene: percebendo que há algum resíduo preso ao sabonete, lave-o. 

3. Abrir a porta e dar descarga depois de lavar as mãos 
É claro que a maçaneta da porta, sendo tocada por uma mão contaminada, vai carregar as bactérias. No entanto, mantendo a maçaneta sempre limpa, sem gordura ou outra impureza, os microorganismos tendem a morrer, pois não resistem à falta de água. Mesmo assim, procure lavar as mãos após apertar a descarga ou tocar em outros objetos do banheiro. 

4. Deixar cesto de roupas sujas no banheiro 
Estando bem fechado, não representa tanto problema assim. Mas, no caso das roupas íntimas, sempre é bom adicionar na água de lavagem uma colher de desinfetante à base de quaternário de amônio, facilmente comprado em supermercados. Isso diminui os riscos contaminação.

5. Manter a escova de dente na pia 
Pode ser mantida, desde que você nunca dê a descarga com a tampa aberta e sempre pulverize a escova com uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12%, encontrada facilmente nas farmácias e drogarias. Enxágüe antes de usar.

6. Deixar lodo acumulado no boxe e nos armários 
Aquele lodo é constituído por microorganismos que, na maior parte das vezes, não causam doenças. No entanto, podem levar a uma alteração da flora normal da boca quando em contato com escovas de dente, levando a processos de gengivite e cárie, por exemplo. 

7. Dar descarga com a tampa levantada 
Dando a descarga com a tampa levantada, você catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir até 6 metros de altura e, como o pé direito de seu banheiro não tem tudo isso, os microorganismo ficam rodando pelo ar por até 2 horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias. 

8. Tomar banho com os pés descalços 
No banheiro de sua casa, não tem tanto problema, afinal e você quem controla a limpeza e higienização com água sanitária. No entanto, em clubes e noutros locais, sempre é bom usar um chinelo de dedo, principalmente sobre estrados de plástico (altamente contaminados). 

9. Manter um tapete de borracha de uso comum no banheiro 
Tudo que você colocar irá servir de mais uma base para o crescimento de microorganismos. Sendo possível, elimine. Mas existem locais em que o piso muito liso pode levar a acidentes, principalmente de pessoas mais idosas. Nesses casos, não é possível eliminar, então lembre-se de desinfetar com água sanitária. 

10. Deixar as janelas do banheiro sempre fechadas
O vapor retido dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de água sanitária em água eliminará a presença destes bolores desagradáveis. Mas sempre é bom ventilar.




14 ideias para se livrar da bagunça na cozinha e ainda salvar sua saúde
A arrumação e a higiene da cozinha são muito importantes para o bem-estar da família inteira. Sem os cuidados necessários, o local pode acumular, além de gordura, poeira, fungos, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. Pensando nisso, a consultora em organização Kelley Lara listou 14 regras básicas que vão deixar a cozinha livre da bagunça. 

1.Toalha de mesa sempre limpa 

Deixá-la sobre a mesa, após as refeições é uma péssima ideia. Sobre a toalharecaem as impurezas do ar, como ácaros e poeira. Outro cuidado é não guardar a toalha suja ou molhada, pois isso aumenta a reprodução de micro-organismos. Se sujou, está na hora de trocar.
Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação
2.Patrulha do pano de prato 

Eles costumam carregar muitas impurezas, pois além de servir para secar a louça, secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Nunca deixe o pano molhado e embolado, pois isso favorece a proliferação de fungos e bactérias. Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha. Uma delas, exclusiva para as louças e utensílios. Depois disso, estenda no varal para secar. Troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira. 

3.Tirou, guardou! 

Deixar para depois nunca da certo. Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação. Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar antes de começar a usar outro ingrediente. Não acumular objetos soltos pelo ambiente ajuda muito a manter a organização. 

4.Armazene com lógica 

Os materiais e utensílios que você costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas devem ser deixados próximos ao fogão. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia. Cuidado! Não deixe panelas debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias. 

5.Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia 

A gaveta mais próxima da pia deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Quando talheres para servir ficam no armário próximo à mesa, o cozinheiro não é interrompido durante o preparo da refeição por pessoas que estão arrumando a mesa. 

6.Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira 

A gordura da fritura se espalha pelo ar da cozinha e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Por isso, não deixar os talheres a mostra evita que eles fiquem sujos e com acúmulo de impurezas. Além disso, um bom exaustor ajuda a manter a cozinha livre de gorduras. 

7.Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar 

Depois de escolhido o lugar de cada utensílio é bom não se esquecer de guardá-los nos locais certos. Não há nada pior do que o famoso lugar provisório. Isso pode levar toda a arrumação da cozinha por água a baixo.
8.Preserve a circulação do ambiente 

Móveis e objetos espalhados atravancam a cozinha. Deixe um bom espaço livre para a circulação de pessoas nesse cômodo tão visitado. Isso faz com que o cozinheiro não seja interrompido na hora do preparo da refeição, deixa o ambiente mais arejado e agradável, e deixa espaço para toda a família participar da refeição. 

9.Abuse dos armários 

Lugar de louça é no armário. Ele é o lugar que mais protege os pratos e copos das gorduras e impurezas da cozinha. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados). E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira, esse lugar além de receber muita gordura, ainda é limpo poucas vezes. 

10,Descarte o que for inútil 

Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Armazenar muitos utensílios inúteis no armário é um desperdício de espaço valioso na cozinha. Além disso, procurar muito tempo uma panela atrasa a refeição e é uma fonte de estresse. 

11.Os perigos da pia de louças 

Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto que vira foco de bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas, por exemplo, ela também acumula fragmentos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de microorganismos. Quem não foge a isso também é o pano de secar a pia. Como são agregadores de bactérias e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como não é bem assim que funciona, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o paninho sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar.
2.Operação limpeza 

A atenção vale para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa. 

13.Ordene também a despensa 

Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável). 14.Agrupe e armazene a louça por material Junte peças de cerâmica em uma prateleira separada das peças de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil encontrá-las na hora de preparar a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário